sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Quando se trata de saúde todo cuidado é pouco. Por esse motivo, hoje o blog trata exatamente sobre esse assunto: como escolher um dentista adequado para cuidar da sua saúde bucal. Para isso selecionamos uma matéria com algumas dicas que é necessário se atentar na hora de escolher um profissional odontológico.


Escolhendo um dentista

Como escolher meu dentista?
Um bom início é pedir referências para as pessoas em quem você confia: seus amigos, membros de sua família, conhecidos, colegas de trabalho, seu farmacêutico ou o médico da família. Pergunte a eles com que tipo de dentista fazem o seu tratamento dentário (clínico geral ou especialista), há quanto tempo tratam com este profissional e como é o relacionamento que mantém. É importante que você escolha um dentista com quem você se sinta bem.


Parte inferior do formulário
Para escolher bem seu dentista, você pode também:
Ligar para uma associação de dentistas e solicitar uma lista dos profissionais recomendáveis.
Fazer uma busca na Internet. A cada dia aumenta o número de dentistas que têm sites onde explicam seus métodos de tratamento.

Que tipo de dentista eu estou precisando?
Os profissionais com formação geral são treinados para fazer todo tipo de tratamento e podem, se for preciso, indicar um dos especialistas relacionados abaixo:
Odontopediatra: especializado no atendimento de crianças.
Endodontista: diagnostica e trata de enfermidades da polpa dentária e canais radiculares (muitos dentistas gerais também fazem tratamentos de canal).
Protesista: especializado na confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais conhecidas como dentaduras.
Patologista bucal: usa procedimentos laboratoriais para diagnosticar problemas bucais. Também é especializado em odontologia forense.
Cirurgião bucal/maxilofacial: remove cistos, tumores e dentes. É preparado para corrigir fraturas ou outros problemas que exijam tratamento cirúrgico, inclusive da articulação temporomandibular ( eATM ). Esses profissionais também usam métodos de cirurgia plástica para eliminar ou reduzir problemas do maxilar e da face.
Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos.
Periodontista: especializado no diagnóstico e tratamento das doenças da gengiva.

Como se tornar um dentista?
Para se tornar um Dentista, é necessário ingressar num curso de Odontologia reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)e pelo Conselho Federal de Odontologia. O curso tem duração de 5 anos ou 10 semestres e dá direito a licença pelo Conselho Federal de Odontologia, através do nº de CRO, emitido pelo Conselho Regional de Odontologia de seu estado. Após o término do curso, geralmente realiza-se um curso de especialização, onde o dentista escolhe uma das áreas da Odontologia para atuar Ortodontia, Periodontia, Odontopediatria, Cirurgia, entre outras).



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Bruxismo é um habito de ranger os dentes ou até mesmo pressioná-los, mais comum no período de sono. O Bruxismo muitas vezes está relacionado ao emocional, principalmente em pacientes com um nível elevado de estresse, afetando pessoas de todas as idades e atingindo um índice de até 15% da população.

Bruxismo afeta pacientes de todas as idades

Acordar com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça pode ser sinal de bruxismo  o hábito de ranger ou apertar forte os dentes. O problema pode trazer como consequência desgaste e até amolecimento dos dentes, pode acometer pessoas de todas as idades inclusive crianças e as causas estão relacionadas à tensão emocional e ao fechamento inadequado da boca. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) orienta para que o paciente identifique os primeiros sintomas e procure um cirurgião-dentista para ajudar no tratamento o mais cedo possível.
O bruxismo, para muitas pessoas, é um hábito inconsciente, mais comum durante o sono. Apertar os dentes leva a um problema progressivo, e muitas vezes o paciente só percebe que o tem se alguém ouvir o seu ranger. De acordo com o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno, consultor da ABO, o bruxismo é associado ao estresse em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento, direto ou indireto, da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca estão presentes na maior parte dos casos, e podem ser responsáveis por cooperar com o aumento do estresse cotidiano do portador do transtorno, ao mesmo tempo em que colabora para intensificá-lo, explica.

Até crianças sofrem com o bruxismo.
O hábito indesejado pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, embora seja mais frequente entre os 15 e 40 anos e, durante a infância, na fase das trocas dentárias. Nas crianças, em geral, é possível existir desde a conclusão da oclusão infantil (dentes de leite) e pode ganhar destaque nas fases de trocas dentárias devido aos desequilíbrios mastigatórios comuns ao período. A causa, assim como nos adultos, está relacionada ao estresse, mas, de acordo com Rodrigo Bueno, a avaliação sobre causas associadas deve ser feita caso a caso pelo profissional competente. Só ele poderá orientar esse tratamento. No inverno, por conta do frio, em algumas pessoas o bruxismo tende a se agravar. „Qualquer situação estressante pode piorar o sintoma. Se o frio funcionar como agente estressante para uma determinada pessoa que range os dentes, é possível que o aumente a tensão, alerta Rodrigo Bueno.

Como tratar.
O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações. Em um exame rotineiro feito pelo cirurgião-dentista é possível descobrir os dentes desgastados ou o esmalte do dente rachado. Outros potenciais sinais incluem dor na face  que piora bastante pela manhã , na cabeça ou no pescoço. O cirurgião-dentista deve fazer um check up da boca e eliminar com aparelhos e desgastes seletivos dos dentes os pontos que impedem uma mordida perfeita. Mas isso não é tudo. Pessoas com bruxismo têm termômetro psicológico na boca. O melhor é perceber que o problema não vem do nada e tentar achar suas causas no dia a dia, orienta Bueno.
No caso das crianças, na fase de trocas dentárias, não há como propor placas de mordida. Assim o tratamento se enquadra dentro do período pelo qual passa a  criança e sua maturidade para compreender os procedimentos propostos. Em geral, atitudes mais invasivas, como placas e correções cirúrgicas, são evitadas.
Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir  o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isso pode ser feito através da prática de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados por um profissional competente. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo. Outro método usado é o encaixe de placas de acrílico na arcada dental, especialmente durante a noite. Estas placas ajudam a distribuir a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados. Por último, o dentista deve fazer um ajuste fino do fechamento da boca através de seus instrumentos odontológicos de corte. Este procedimento é seguro e indolor ao paciente e rapidamente leva a um alívio do sintoma.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para todos que estão na área da saúde, principalmente na área odontológica, precisa conquistar clientes  e sempre manter os mesmo. Para isso é necessário possuir equipamentos adequados, ter uma ótima qualidade de trabalho e possuir habilidades de marketing para comunicar os clientes de tais serviços. Hoje o blog hoje levanta o tema exatamente o tema da importância da comunicação, para que você possa sempre estar atualizado e tendo sucesso na carreira profissional

Conquistar e manter clientes satisfeitos em clínicas odontológicas está cada dia mais difícil. Por isso é importante o dentista investir em ações de marketing odontológico. Com o objetivo de comunicar e promover seus serviços com os públicos de interesse: Clientes, funcionários e parceiros
Antigamente não era tão difícil ter um consultório cheio de pacientes particulares, apenas com indicações e boca a boca. Com  o surgimento de milhares de convênios odontológicos e o enorme  número de profissionais formados a cada ano, grande parte dos clientes particulares desapareceu, o que acaba levando diversos profissionais a recorrerem a novas estratégias para se adaptar a nova realidade do mercado.
Mas, como o profissional irá utilizar bem as ferramentas chaves de marketing, se tal matéria não foi dada na faculdade? Antes de abrir um consultório, o profissional deve saber que público deseja atingir, onde se encontra e o que ele deseja do profissional de saúde bucal. É importante pesquisar o ponto (local), criar um nome, um logotipo, uma identidade visual com papelaria (cartão de visita, receituário, envelope, etc). Ter uma estratégia para conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes, conseguir indicações, fazer o marketing pessoal, promover seu consultório e serviços, contratar e treinar equipe e buscar inserir o diferencial no atendimento. Tornar o consultório diferente dos existentes no mercado. Como tudo na vida existem obstáculos, o dentista enfrenta barreiras com o código de ética profissional, o que dificulta a comunicação com o cliente.
Diante dessas dificuldades, como mostrar o profissional a novos clientes? Como atrair clientes para o consultório e fidelizá–los? Como passar a eles os avanços tecnológicos disponíveis em seu consultório? Que armas podem ser utilizadas pelo dentista para se destacar no mercado?
Quanto maior a variedade de canais de comunicação entre o profissional e o cliente, mais estreita será a relação entre eles e melhores serão os resultados obtidos.
A mala-direta ainda representa o mais importante canal com o cliente. Por ela são apresentadas novidades do consultório e transmitidas informações gerais sobre saúde. O objetivo é demonstrar preocupação e cuidado com o cliente, além de reforçar a importância da consulta de revisão e manter vínculo afetivo. Felicitações por datas especiais também representam uma boa oportunidade para fazer com que o profissional seja lembrado.
Outra opção é a utilização da internet como ferramenta desta relação. O perfil dos clientes de classes A e B, e uma parcela da parte C é de pessoas que gostam de procurar informações sobre os serviços que utilizam.
É muito importante ter um site sobre a clínica ou o consultório bem organizado, moderno e de fácil navegação com informações sobre serviços e técnicas utilizadas, fotos das instalações, currículo do dentista, artigos produzidos, além de contato. É mais uma forma de divulgação do profissional, capaz de passar segurança e estabelecer um canal eficiente de comunicação entre o dentista e o cliente. Ações de e-mail marketing complementam a mala-direta, quando o cliente fornece seu endereço de e-mail e aceita receber comunicados.
A escolha do logotipo e do nome da clínica odontológica é importante para a atração de novos clientes, pois influencia o público a ser atingido. Através do logotipo e do nome (e como este é apresentado visualmente) podem ser transmitidos ao cliente as principais propostas da clinica.
O cartão de apresentação também deverá ter estes mesmos cuidados. Ele será o primeiro contato com muitos clientes que serão indicados por outros. Um visual limpo também ajuda a passar tranqüilidade.
Outro canal de divulgação é a propaganda em jornais, revistas e mesmo outdoors. Mas, é importante fazer um plano de mídia e produzir um material de qualidade.

fonte: http://www.odontosites.com.br/odonto/marketing/a-importancia-da-comunicacao-para-conquistar-clientes.html

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

" A curiosidade humana é o desejo do ser humano de ver ou conhecer algo até então desconhecido"
A curiosidade é um dos impulsos humanos mais presente e incontroláveis, através desse tema  o blog traz como conteúdo 8 curiosidades encontradas na internet sobre a boca.


1- Se você tem o céu da boca mais estreito, terá maior propensão a roncar, o motivo é que passa menos oxigênio pelo nariz.
2- Quando você beija, troca cerca de 256 bactérias com o seu parceiro. Cerca de 50% das bactérias da boca  vivem na superfície da língua.
3- Se a sua boca ficasse completamente seca, você não seria capaz de distinguir nenhum sabor.
4- Tomar alguns medicamentos, fumar, não ingerir vitaminas suficientes, ferimentos na cabeça, tumores cerebrais, exposição a substâncias químicas e os efeitos da radiação, podem causar alterações do paladar.
5- O gosto é o mais fraco dos cinco sentidos.
 6- Se você é destro, vai ter tendência a mastigar a comida do seu lado direito. Se você é canhoto, será o contrário, irá mastigar mais do seu lado esquerdo.
 7- O músculo mais forte do corpo humano é a língua (em relação ao seu tamanho). A língua é o único músculo do corpo que é anexada em apenas uma extremidade.
 8- Você irá produzir 38.432 litros de saliva em toda a sua vida (cerca de 1,5 litros de saliva por dia se viver 70 anos). O suficiente para encher uma piscina como esta na imagem ao lado.
fonte: http://www.netdentista.com/2011/09/curiosidades-sobre-a-boca.html

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como Escovar os Dentes
Qual a maneira certa de escovar?


Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.


Que tipo de escova dental devo usar?
A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. Muitos escolhem a escova elétrica como a melhor alternativa, pois ela limpa com maior facilidade e é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou tem menor destreza manual.


Qual a importância do creme dental na escovação?
É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado.


Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

fonte: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/BrushingandFlossing/HowtoBrush.cvsp

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quem nunca foi ao dentista e escutou suas famosas frases? Ou passou por alguma situação que remete as lembranças dos dentista? Por esse motivo o blog da Classe A Dental traz para o internauta uma série de frases do meio odontológico!!

Coisas de dentista

"Seu sorriso é o seu cartão de visita!"
"Promover a saúde é colecionar sorrisos. Esse é o nosso lema. 25 de outubro - Dia do Cirurgião-Dentista."
"Abra a boca e feche os olhos"
"Chega de manha. Quem manda aqui sou eu! Pode abrir a boca"
"Pratique sorrisos! Cuide de sua saúde bucal! Visite seu Dentista regularmente."
"Quem tem boca, vai ao cirurgião-dentista."
"Adoro seu sorriso bobo e a sua cara de assustada"
"Não vai doer nada. É só um picadinha"
"Praticamos a Odontologia baseada em evidências"
"Sorriso é coisa séria: consulte o cirurgião-dentista"
“Sorria, sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não somente com os lábios.”
"Doeu?"
"Vou tirar uma fotinho do seu dentinho."
"Ponha a boca no mundo! Consulte o cirurgião-dentista."
"A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam : os conhecimentos científicos de um médico, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião e a paciência de um monge"

fonte: http://cirurgiaodentista.blogspot.com/2011/04/top-20-frases-de-dentista.html

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mundo odontológico

A princípio a " odontologia" no Brasil era praticada por barbeiro ou sangrador (como eram conhecidos), que utilizavam de técnicas rudimentares,  instrumentos inadequado e não havia nenhuma forma de higiene. Com o passar do tempo Para exercer tal atividade,os profissionais dependiam de uma licença especial dada pelo "cirurgião-mor mestre Gil", sendo os infratores autuados, presos e multados em três marcos de ouro ...
Somente em 09 de novembro de 1629 houve, através da Carta Régia, os exames aos cirurgiões e barbeiros. A reforma do regimento em 12 de dezembro de 1631 determinava a multa de dois mil réis às pessoas que "tirassem dentes" sem licença.



Fazendo um pequeno levantamento do início das atividades odontológicas no Brasil, o blog da classeadental lista algumas curiosidades da época que envolvem o mundo odontológico.


Curiosidades da época

* O pai de Tiradentes (mártir da inconfidência), também foi dentista, profissão essa, ensinada para seu filho.
* Naquela época era comum “amarrar na cadeira” os braços dos pacientes que seriam submetidos a uma extração dentária. A esterilização dos instrumentos eram precariamente feitos, passando a ponta dos instrumentos sobre a chama de uma lamparina. Também fazia-se atendimento fora do consultório.
* A medicação pós extração era feita através de ervas medicinais que eram fornecidas ao paciente. Normalmente o dentista possuía em seu consultório, vários vasos com diferentes tipos de ervas para esse fim, ao qual removia algumas folhas, que eram dadas ao paciente, para utilização em forma de chá ou como colutório.
*A profissão de dentista no mundo é bastante antiga. Arqueólogos egípcios descobriram as primeiras três tumbas de dentistas que datam da época faraônica em uma localidade cerca de 25 quilômetros ao sudoeste do Cairo.
* A descoberta foi anunciado pelo Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), em comunicado no qual informa que as três sepulturas foram achadas em escavações feitas no local monumental de Sakkara, e que datariam do Império Antigo (2575-2150 a.C.).
* Essas tumbas pertencem a um rei que governou no final da IV e princípio da V dinastias faraônicas.
* Uma dessas sepulturas, pertencente ao chefe dos dentistas do faraó, E e Mery, tem uma entrada que conduz a um salão retangular similar a um corredor, e que contém duas pequenas antecâmaras com cenas da vida cotidiana esculpidas em suas paredes, ressaltou a autoridade egípcia.

fonte: http://www.atm.hostmidia.com.br/historia_odontologia_brasil.htm