quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bate papo com talentos


Nome completo: Flávia C. M. Clemente
Idade: 24 anos
Formação: Odontologia Universidade Ibirapuera, Turma de 2008
Pós Graduação: Endodontia, Universidade Metodista, 2011
Contato: 8096-1641




Facebook: www.facebook.com/profile.php?id=100000539266333


Uma frase:  “Tudo o que chega, sempre chega por alguma razão”  Fernando Pessoa


1-Quais foram os motivos que te levaram a ser dentista?
Sempre quis ser dentista, tendo como exemplo parentes próximos a mim, que despertaram a minha curiosidade sobre a área, e me incentivaram posteriormente.


2-Quais os pontos positivos e negativos que são enfrentados na carreira?
Positivos: Flexibilidade de agenda e horários, que me permitem trabalhar bastante, porém sem deixar de lado o lazer e qualidade de vida. Além da gratificação ao ver um paciente voltar a ter uma autoestima elevada e poder sorrir sem vergonha.
Negativos: Grande desvalorização, por parte do paciente,e alguns profissionais que também não valorizam seu trabalho, além de realizarem tratamentos inadequados.


3-Com base nas suas experiências quais as dicas que você passa para quem esta engessando agora nesta profissão?
Paciência, o começo, é bem difícil, mas não desanimar nunca. E ter bem claro o fato de que sempre vai ser necessário continuar o estudo, com cursos de atualizações, técnicas, pós graduações.... a odontologia está em constante mudança.


4-De quanto em quanto tempo uma pessoa deve se consultar com um dentista?
De 6 em 6 meses, à partir do momento que o paciente já está com a saúde bucal em ordem.


5- Hoje em dia podemos observar Mídias sociais, muito presentes para divulgação dos trabalhos de dentistas o que você acha dessa forma de divulgação de trabalho?
Divulgação com o objetivo de mostrar novas técnicas aos profissionais, são sempre válidas, porém, divulgações com casos de antes e depois, acabam criando falsas ilusões aos pacientes, uma vez que cada caso é um caso, e nem sempre é possível realizar para o paciente aquilo que ele "viu na tv".


6- Na sua opinião, os pais sabem educar adequadamente seus filhos sobre a higiene bucal?De algumas dicas para aqueles que tem duvidas.
Não se pode generalizar, vejo crianças no consultório com saúde bucal excelente, porém em contra partida, ainda chegam crianças que nem se quer tem idade para escovar os dentes sozinhas com os dentes em situação deplorável. A dica é, os pais sempre  revisarem os dentes de seus filhos após a escovação, e ensinar o hábito de passar o fio dental.


7 - Virou febre fazer Clareamento, você acredita que isso seja influencia da mídia ou que as pessoas sempre buscaram por isso?
As pessoas gostam de estar bonitas, e como os artistas estão cada vez com os dentes mais brancos, os pacientes tomam aquilo como exemplo, como o ideal, acho que são influenciadas sim, porém é uma influencia boa já que para realizar um correto clareamento, o paciente tem de estar com o tratamento dental realizado, logo, isso acaba permitindo que pessoas que por hora não iriam realizar seus tratamentos dentários naquele momento, acabem por fazê-lo para poder após isso realizar o clareamento.


8 - O que você acha de profissionais que se formam e Abrem clinica para atendimento logo após o termino da faculdade? Acha ariscado?
Acho que recém formados, não deveriam abrir consultório/clinica logo após concluir a faculdade, uma vez que lhe faltando vivencia clinica, falta também experiência. O profissional que antes de abrir seu próprio negócio trabalha com outros dentistas, tem a chance de "pegar mão",  ver dicas que não são ensinadas em curso de graduação, até mesmo com relação à administração e marketing. Mas assim que o profissional começar a se sentir seguro, ai sim, acho que já é hora de pensar em abrir seu próprio negócio.


9- Temos uma deficiência grande em nosso pais para o Atendimento público nos hospitais e clinicas, como você vê o atendimento público odontológico? O que deve ser feito para melhorar ?
Conhecendo muitas pessoas que trabalham nesse meio, posso dizer, que muitas vezes, apesar de excelentes profissionais, faltam recursos, faltam periféricos adequados, e é muita burocracia com licitações que acabam por prolongar ainda mais o tempo de espera, aumentando sempre as filas. Acho que deveriam ter políticas de saúde, campanhas odontológicas, divulgação maior das campanhas de saúde bucal, e mais investimento.


10 - Você acredita que o segmento de Odontologia esta Saturado e Estagnado?
Acredito que o segmento de odontologia está saturado sim, porém  bons profissionais sempre conseguem se destacar e alcançar um maior sucesso.  Estagnado eu não diria, uma vez que surgem novas áreas de tempos em tempos, novos campos e novas técnicas; cabe ao profissional buscar sempre aprender mais e nunca se acomodar.


11 - Existem muitos profissionais que se formam em faculdades chamadas de 2° linha, você acha que a faculdade influencia em sua carreira?
Hoje em dia, não acho que a faculdade influencia na carreira do dentista, têm profissionais muito bons que vieram das faculdades chamadas de 2ª linha, e profissionais que vieram de grandes faculdades porém que na hora de atuação deixam a desejar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário