quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Boca Seca  

O que é, causas e tratamento

  

O que é boca seca
A boca seca ocorre quando não há saliva suficiente. Todos têm boca seca uma vez ou outra: se está nervoso, sob estresse, ou tomando certos medicamentos. Porém, se a pessoa tem boca seca na maior parte do tempo, ela deve procurar um odontologista ou médico. Muitos adultos têm boca seca, porém ela não é uma parte normal do envelhecimento.

A saliva faz mais do que manter a boca molhada. Ela protege os dentes da degeneração, ajuda a sarar feridas na boca, e previne infecções controlando micróbios na boca. Saliva também auxilia a digerir alimentos e ajuda a mastigar e engolir. A saliva também está envolvida na percepção de gosto. Cada uma dessas funções é prejudicada se a pessoa tem boca seca.

A boca seca pode ser desconfortável. Algumas pessoas notam uma sensação de secura pegajosa na boca. Outras percebem sensação de queimação ou dificuldade ao comer. A garganta pode ficar seca também, tornando difícil engolir, e comum engasgar. Pessoas com boca seca podem ter feridas na boca, lábios rachados e língua seca e áspera.


Causas da boca seca
Pessoas ficam com boca seca quando as glândulas na boca que fabricam saliva não estão funcionando apropriadamente. Por causa disso, pode não haver saliva suficiente para manter a boca saudável. Há várias razões para essas glândulas, chamadas glândulas salivares, não funcionarem direito.
Mais de 400 medicamentos, incluindo alguns que não necessitam de receita médica, podem fazer com que as glândulas salivares produzam menos saliva. O medicamento também pode mudar a composição da saliva, de modo que ela não realize as funções que deveria. Como exemplo, medicamentos para incontinência urinária, alergias, pressão alta, e depressão freqüentemente causam boca seca.

Algumas doenças podem afetar as glândulas salivares. Boca seca pode ocorrer em pacientes com diabetes, doença de Parkinson e doenças auto-imunes com síndrome de Sjögre.

Certos tratamento para câncer podem afetar as glândulas salivares. Radiação na cabeça e pescoço podem fazer as glândulas produzirem pouca ou nenhuma saliva. Quimioterapia pode fazer como que as glândulas salivares produzam saliva espessa, o que dá a sensação de boca seca e pegajosa.
Lesão na cabeça ou pescoço pode danificar os nervos que dão sinal para as glândulas salivares produzirem saliva.


Tratamento para boca seca
O tratamento para boca seca depende da sua causa. Se você acha que tem boca seca, deve procurar um odontologista ou médico. Ele poderá ajudar a determinar a causa da boca seca. Caso a boca seca estiver sendo causada por medicamento, o médico poder mudá-lo ou ajustar a dose.

Como tratamento, o médico poderá receitar medicamentos para as glândulas salivares trabalharem melhor. Também poderá ser receitada saliva artificial para manter a boca molhada.

Beber água ou bebidas sem açúcar poderá tornar mais fácil mastigar e engolir quando estiver comendo. Evite bebidas com cafeína, como café, chá e alguns refrigerantes, pois ela pode tornar a boca mais seca. Tabaco e álcool também podem tornar a boca seca. Pode-se mascar chicletes para estimular o fluxo de saliva.



fonte: http://www.copacabanarunners.net/boca-seca-2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário